por Beatriz Miloski

Bia Miloski em atendimento veterinário

Bia é médica veterinária formada em 2016 pelo UNIFESO e desde cedo se interessou por projetos de Saúde Única, que trata da integração entre saúde humana, saúde animal, ambiente e políticas públicas.

Desenvolveu trabalhos em zoonoses e defende a participação do Médico Veterinário na Saúde Pública.  Além disso tem grande preocupação com a responsabilidade dos homens em relação aos animais, considerando os diversos aspectos relacionados ao bem estar.  Apoia a equipe da METAZOA.    

Cachorro e gato convivendo em harmonia.
gato dengoso

A recompensa é diária mas precisa ser acompanhada de responsabilidade para assegurar o bem estar do animal que foi escolhido para ser seu companheiro.

Cachorro feliz

Há 14 mil anos os cães foram domesticados pela humanidade e os gatos fazem parte do nosso dia a dia há bem menos tempo, cerca de 3600 anos.  Logo, nossos ancestrais optaram a milhares de anos atrás por colocar esses companheiros no nosso cotidiano e junto a isso assumiram uma grande responsabilidade de zelar pelo bem-estar animal.

Os cães e os gatos, assim como muitos outros animais possuem senciência, ou seja, sentem frio, calor, medo, fome, sede, alegria etc. E, a partir disso, devemos considerar que quando resolvemos ter um companheiro pet, devemos ter em mente alguns pontos para que a convivência seja harmônica e feliz para sempre.

Principais pontos para pensar antes de decidir …

Quais são as características do animal que você irá adotar ou comprar? Principalmente seu tamanho quando adulto (para adequação do espaço físico) e seu comportamento (característico da raça).

É preciso ter tempo disponível para interagir com o animal e lhe dar atenção, assim como socializá-lo com pessoas e outros animais, e estimular a prática de exercícios.

Existe um custo mensal com alimentação de boa qualidade, banhos, produtos de higiene, medicamentos de uso frequente.

Existem custos de vacinação e tratamento de saúde em casos de enfermidades.

Talvez haja a necessidade da castração como forma de controle populacional e prevenção de inúmeras doenças para o cão e para o gato, como as zoonoses, que são transmitidas dos animais para o homem.

Todos os membros da família devem aceitar este novo integrante na família.

Cães e gatos vivem em média 15 anos, não se esqueça disso.

Animais não são brinquedos e por isso, devemos educar as crianças para que tratem os animais com carinho e respeito.

Tem mais …

Estudos comprovam que a convivência com um ou mais animais de estimação promove a melhoria do sistema imunológico, maior estabilidade emocional e diminuição do nível de estresse. Os animais são uma imensa fonte de aprendizado para nós humanos, pois desenvolvem nossa paciência e tolerância, amor incondicional, compaixão, capacidade de expressar sentimentos e emoções.

Existe uma Declaração Universal dos Direitos dos Animais em que se parte do princípio que todos os animais nascem iguais perante a vida e tem os mesmos direitos à existência. Há também a Lei de Crimes Ambientais no 9605/98.

Fica clara, portanto, a importância de avaliarmos todos esses fatores antes de adotarmos ou comprarmos um animal de estimação, pois ele vai precisar do seu amparo e proteção por toda a vida, mas não tenha dúvidas, essa dedicação será recompensada todos os dias.

Cachorro mordendo um graveto com uma bolsa amarrada

Preparado?  Saiba que ele aguarda você ansioso.

A METAZOA conhece uma ONG que tem uns queridos prontos para você.

Dá uma olhada no site e você vai se apaixonar. www.focinhosdeluz.com